A importância do curso técnico para o mercado de trabalho

28/10/2023 às 10:25 | Por: Eduardo S. Souza - Coordenador CEAD CRESCER

Antigamente o curso técnico era um tanto discriminado e a graduação era o ápice. Hoje em dia, as empresas valorizam cada vez mais os especialistas técnicos.

Os cursos técnicos profissionalizantes aceleram o acesso dos estudantes ao mercado de trabalho e os preparam para enfrentar uma sociedade tecnologicamente avançada.

O objetivo do curso técnico é atender a demanda de mão de obra especializada e qualificada que nosso país necessita hoje.

O que é o ensino técnico?

O ensino do curso técnico é muito mais voltado para o mercado de trabalho, diferentemente do universitário, onde toda a teoria é colocada antes da prática.
Além disso, o curso técnico ensina a desempenhar um papel específico e necessário no mercado regional.

É muito focado e costuma durar entre seis meses e dois anos, e o custo é bem menor do que na universidade.

Ou seja, é sem dúvida o caminho mais curto entre o ensino médio e o mercado de trabalho.

Esta é uma grande oportunidade para todos, principalmente para aqueles que desejam ingressar mais rapidamente no mercado de trabalho.

Um curso técnico também é uma boa ideia para quem muda de área ou reforça na prática os conhecimentos adquiridos. Portanto, fazer um curso técnico trará muitos benefícios.

É hora de escolher seu futuro profissão!

O crescimento dos cursos técnicos é um grande estímulo para o crescimento da educação e do mercado de trabalho. No entanto, o ensino técnico é uma ponte para o ensino superior.

Começar pelos cursos técnicos transforma um profissional e o torna muito mais competente.
Pesquisas mostram que aproximadamente 80% dos estudantes técnicos alcançaram excelente prática e melhor reconhecimento no mercado de trabalho.

Portanto, é por meio de cursos técnicos que milhares de jovens e adultos poderão ingressar no mercado de trabalho com melhores vagas e melhores salários.

O ensino técnico aumenta em 50% as chances de ingresso no mercado de trabalho e o salário de um técnico especialista pode ser até 30% maior.

Mas essas não são as únicas vantagens de um curso técnico. Confira abaixo os quatro principais benefícios de um curso técnico em seu currículo.

1 Mais barato. Os cursos técnicos são muito mais acessíveis, as mensalidades são mais baratas se comparadas com cursos superior por exemplo. O que é ótimo tanto para o aluno que sai do ensino médio, quanto para o adulto que já está no mercado de trabalho mas quer um diploma para destacar-se.

2 Postura profissional. O foco dos cursos técnicos são a prática profissional, mas além disso, as aulas são voltadas também para o ambiente corporativo. Ou seja, existe uma grande preparação para currículos, entrevistas e dia a dia da profissão.

3 Se você tem um curso técnico no currículo e é naturalmente um profissional dedicado e competente, você se destacará na multidão e certamente não será incluído nas estatísticas de desemprego das crises econômicas.

4 Diploma em mãos em menos tempo. O curso técnico tem duração bem menor, de seis meses a dois anos, o aluno decide seu próprio horário e pode concluir a formação técnica em meses. Portanto, significa não apenas custos mais baixos, mas também a possibilidade de entrar mais rapidamente no mercado de trabalho.

Existem muitos empregos no Brasil que não são qualificados. Por isso, invista em cursos técnicos e seja um profissional qualificado, cheio de conhecimento e sucesso!
Fale Conosco pelo WhatsApp